Profundidade da mancha
Além de saber como tirar mancha de madeira, é preciso saber o quanto o móvel está manchado, antes de sair aplicando diferentes métodos para resolver o problema. Conhecendo a profundidade da marca, é mais fácil indicar qual o melhor procedimento.
Por exemplo, caso a marca seja superficial, o mais adequado seria utilizar o selador. Com uma mancha mais profunda, o recomendável seria lixar.
Removendo a mancha
Para explicar como age cada produto específico na madeira, vamos explicar os mais simples e baratos e como tomar cuidado com eles:
Óleo
É só passar óleo de peroba na marca com um pano macio e limpo. O óleo, para quem não sabe, infiltra na madeira e consegue restaurar a cor própria do móvel. Posteriormente, aguarde secar e introduza cera ou lustra móvel de sua preferência para finalizar o processo.
Ferro de passar
O calor também é uma boa alternativa no combate às manchas. Neste caso, use um pano um pouco umedecido sob a marca e utilize o ferro de passar por cima do pano. Passe o quanto for preciso para a marca desaparecer.
Em um segundo momento, dê uma boa polida no móvel para ficar brilhando como antes. Se não der certo, uma opção viável é usar um produto lubrificante, como o WD40.
Lixa
Como citamos anteriormente, a lixa é apropriada para marcas de maior gravidade, exemplo de uma pequena queimadura. Nessas ocasiões, para tirar a mancha de madeira é necessário lixar bem a região da queimadura.
Importante: utilize uma lixa fina no sentido da fibra da madeira. Se o dano for muito intenso, pode lixar toda a superfície para mantê-la homogênea.
Depois, refaça a pintura do móvel com uma tintura semelhante a anterior ou use verniz se for madeira natural.
Tipos de madeira
Sabe-se que existem diferentes tipos de madeiras, mas perceber quais são os tipos nos móveis da casa é outra história. Quer um exemplo? Sabia que as madeiras mais claras, como pinheiro e caxeta, são mais sensíveis às manchas? Sim, a explicação é por serem mais porosas, ou seja, perfuradas.
Em compensação, madeiras de tipo mais escuras, como imbuia, de poros mais fechados, é mais resistente quando falamos de manchas.
Precavendo contra manchas
Tome os cuidados necessários: proteja os seus móveis e tenha a manutenção das peças atualizadas. Parece simples, não é? Fique atento em situações cotidianas, como não deixar um móvel exposto ao sol e evitar uma mancha durar muito tempo sem limpeza.
Há dicas como usar suporte de panela e de tábuas para evitar o contato direto de produtos que mancham com a madeira. Para tábuas, recomenda-se o uso de óleo mineral uma vez por mês para manter a madeira em bom estado.